terça-feira, 24 de março de 2015

Bíblia, será que é tão importante assim?


Imagem da internet
Alguns estão tratando a Palavra de Deus (fonte de vida e salvação) como se fosse mais um livro qualquer ou um conto de fadas.
Essa semana aconteceu algo que me chamou a atenção e me preocupou. Uma amiga muito querida estava estudando um determinado livro da Bíblia e algumas dúvidas surgiram. Ela veio (através da internet) me pedir ajuda para com o caso. No momento em que ela me falou do que se tratava eu estava em aula e não pude responder. Mais tarde quando fomos tratar do assunto percebi (gravação de áudio) que ela estava conversando comigo sobre isso com a TV ligada e talvez mais coisas por perto que estavam tirando a atenção dela. E claro, ela não estava entendendo nada.
Então, percebendo isso, parei imediatamente a explicação e disse que continuaríamos quando ela estivesse sem TV ou qualquer outra coisa atrapalhando. Mais tarde ela me chamou dizendo que estava sozinha e sem distrações. Pedi a ela que orasse pedindo a presença do Espírito Santo para que o entendimento viesse. Também orei e bastou apenas uma explicação para que ela entendesse.
Não quero aqui julgar minha amiga, não, mas quero te levar a refletir comigo o perigo que nos cerca (e qualquer um de nós pode ser a vítima).

Qual tem sido a importância que estamos dando à seriedade da Bíblia?

Leia isso:
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:16 e 17).
Entendeu? A Bíblia não é um livro como qualquer outro, não, ao contrário, é O LIVRO (ou conjunto de livros) que o Próprio Deus inspirou homens que Ele mesmo escolheu para a escrever, ou seja, Ele não permitiu que a limitação humana estragasse Sua mensagem. E esse precioso Livro serve para nos direcionar no caminho de Deus. Quer livro mais importante?
Não é justo para com Deus, para com o Livro e nem para com você tratar da Bíblia como um livro qualquer, lendo em qualquer lugar, de qualquer jeito...
Para ter um bom aproveitamento desse livro ficam algumas dicas:
1- Programe-se para todos os dias no mesmo horário parar tudo e estudar a Bíblia. De preferência um horário que você sabe que ninguém te atrapalhará, se necessário for, faça de madrugada, acredite logo você se acostuma ainda mais se pedir ajuda Divina.
2 - Escolha um lugar calmo (longe de tv, música, barulho) e limpo, "cleam" para fazer isso. Lugares bagunçados vão tirar sua atenção. Já vi gente que fazia do banheiro o seu "monte", ou seja, o lugar melhor que tinha na casa para orar e estudar a Bíblia, pois não era incomodado e nem tinha nada para o distrair.
3 - Faça um plano de estudo em oração. Decida se vai ler um capítulo por dia, uma história ou por tempo. Anote suas dúvidas, suas observações. Depois procure alguém capacitado para te ajudar a entender (pessoas que falam "isso não é bem assim" (no sentido de não creditar o texto) ou que dão explicações superficiais, mesmo que sejam pastores ou padres, não são pessoas indicadas. Mas os que dão atenção e dão repostas biblicamente coerentes esses sim são pessoas indicadas).
4 - Toda vez, antes de abrir a Bíblia, ore pedindo perdão por seus pecados e suplicando que o Espírito Santo, que inspirou a escrita da Bíblia, agora te ilumine para que você possa interpretar corretamente (aliás é justamente por ter tanta interpretação da Bíblia que temos tantas igrejas no meio cristão).
5 - Ao final de cada estudo, ore novamente pedindo para que o Espírito Santo agora sele as palavras lidas em sua mente e sempre refaça seu pacto de entrega ao Senhor.

Estarei orando para que você seja mais feliz no estudo da Bíblia que é a Carta de Amor de Deus para você. Ou seja, não O decepcione.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Deus te abençoe e te ilumine.
"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário