quinta-feira, 26 de março de 2015

Amuleto? Desodorante? Enfeite de Mesa?

No dia em que criei esse blog, enviei o link dele para uma pessoa que muito prezo. A pessoa me respondeu dizendo: "Que legal!" Então empolgado perguntei: "Você leu?" Resposta, para minha decepção: "Não." Então eu disse: "Fica ainda mais legal quando ler!" A pessoa leu e me avisou disso então eu perguntei: " E o que achou?" A resposta foi bem interessante: "Dá pra mandar para alguém?"

Se fizermos uma pesquisa perguntando quem acredita na Bíblia a maioria dirá que sim, se perguntamos quantos leem a Bíblia a maioria diz que não ou esporadicamente. Entretanto, quando alguém ler e entende a Verdade nela contida a reação é querer compartilhar.
O inimigo tem diversas artimanhas para enganar as pessoas. Alguns pensam que basta acreditar que a Bíblia é um livro sagrado, outros que basta deixar a Bíblia aberta em casa, outros que basta carregar debaixo do braço, outros só vão ler quando estão em apuros ou precisando de respostas, outros só abrem a Bíblia na igreja durante o culto ou na missa. Outros dizem que basta ouvir o pregador (pastor, ancião, padre, bispo) pregando ou discursando sobre a Bíblia que é o suficiente. A verdade é que não é esse o devido uso da Bíblia. Essas são maneiras diversas que satanás utiliza para enganar as pessoas. Vejamos:

Aberta: Tive a oportunidade de trabalhar nas ultimas férias numa cidade que fica na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul (estados brasileiros), uma cidade de pessoas muito queridas e amáveis. Esse trabalho, de cunho social, tinha como uma de suas práticas visitar as pessoas. Nessas visitas tive o privilégio de conversar e aprender com muitos e nisso descobrimos também alguns hábitos religiosos das pessoas. Uma senhora, muito fervorosa em sua religião, me disse com muita alegria: "Ah, a minha Bíblia fica aqui na mesinha aberta todos os dias no Salmo 92". De modo algum vamos julgar a sinceridade e a intenção dessa amável senhora, mas esse episódio (que foi recorrente naquela região, pois aquela religião é muito forte ali), me chamou a atenção.
A Bíblia não é um amuleto que nos protege do mal, não, a Bíblia só se torna funcional quando lida e estudada, mesmo aberta, se não lida ela perde sua função, seu potencial. A Bíblia foi feita para ser lida, e Deus Se revela nela, ou seja, O que Ele fez, faz e vai fazer, o que ele espera e quer de você, Seus planos, Sua proteção, Suas bênçãos e sim Seu juízo, tudo isso está escrito nela, mas só tem como conhecer tudo isso lendo. Então, fica aqui meu convite a você que com muita sinceridade pensa que é a Bíblia aberta que vai resolver suas questões espirituais, você está certo, mas só se ela estiver aberta para você ler.

Carregando debaixo do braço: É até interessante e bonito ver as pessoas indo ou voltando de suas igrejas ou reuniões com suas Bíblias debaixo do braço, é até um bom testemunho, porém isso não faz de ninguém mais ou menos santo. Mesmo porque, tem muita gente que anda assim e adultera, agride, xinga, é homofóbico, fala palavrão, é desonesto (cola na prova, mente para os pais, mente no trabalho para o chefe ou para os clientes...) e a lista continua. Ou seja, a aparência pode ou não ser consequência de uma vida transformada por Deus. A questão é que essa transformação só vem quando lemos e estudamos a Bíblia. Jesus disse em oração ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17). Ser santificado significa ser separado, ou seja, diferente, transformado, então, baseado nas palavras de Jesus, para sermos santificados precisamos da Palavra de Deus, que é a Bíblia. Carregar debaixo do braço não é santificação, ler e estudar a Bíblia sim.

Leitura tipo "Avon": Uma vez li a frase: "A Bíblia não é revista da Avon para só abrir quando quer fazer um pedido." (nada contra a empresa, apenas o sentido). Isso me chamou muito a atenção. E essa frase está certa. Uma vez conversando com um colega, evangélico, frequentador assíduo de uma igreja, perguntei se ele estudava a Bíblia, ele envergonhado disse que não, só lia quando estava doente. Anos mais tarde encontrei com ele no médico, todo machucado, com o crânio afundado, ele tinha acabado de levar uma paulada na cabeça em uma briga. Ele não é o único, tem gente que lê só quando precisa de uma resposta. Qual o problema de tudo isso? Não devemos ler quando estamos doentes? Não devemos procurar na Bíblia respostas e orientações para a vida? Sim, devemos. Mas não só isso. Jesus, quando estava no deserto, com muita fome, o inimigo O tentando mandou ele transformar a pedra em pão para comer a resposta de Jesus foi: "... Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4:4). Resumindo, ou nos alimentamos (coma mesmo!!!!) diariamente da Bíblia ou vamos morrer de fome. Se usarmos como "revista da Avon" estaremos apenas comendo migalhas daquilo que Deus nos quer fartos e saciados, Sua Palavra (Bíblia).

Só no culto/missa: É muito importante que leiamos a Bíblia juntos com nossos líderes religiosos, nas reuniões, cultos ou missas. Porém, isso não é suficiente. Pois ficamos limitados, não é todo dia e o tempo é pouco. o Ideal é que leiamos todos os dias, como o livro mais importante de nossas vidas!!!

A Bíblia contém: Quem é Deus e o que Ele fez, Criador (Gênesis 1:1), Libertador (2 Samuel 22:2), Amor (1 João 4:8), Justiça (Romanos 2:3). Nela vemos o que Ele quer de nós, Fidelidade (Êxodo 20:3-17 e Mateus 25:23), Oração (Mateus 6:6), Amor ao próximo (Mateus 25:35-46). Também a grande promessa de Seu retorno (Apocalipse 1:7). Essas e outras muitas informações preciosas, vindas de Deus, encontramos na Bíblia. Por isso cuide dela com carinho, mas leia sem moderação.

Deus te abençoe e te ilumine. E lembre-se:
"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário