terça-feira, 31 de março de 2015

Secularismo Cristão - O perigo do cristão que não lê


"Sempre que alguém se afasta das Escrituras, esse alguém passa a flertar com teorias seculares não divinas."
Essa frase foi dita pelo meu professor de "História do Cristianismo" hoje, na faculdade. Ela realmente me impressionou e estudando a história da igreja Cristã percebo que justamente por pessoas darem atenção às teorias não Bíblicas mas à filosofias extra bíblicas que a igreja teve que enfrentar oposições e divisões. Vejamos:
Tinham os céticos (os fariseus se encaixam nisso): Eles não acreditam em Cristo, para eles Jesus era uma farsa, um mentiroso. Os fariseus (chamados de seita em Atos 15:5) trocaram as Escrituras pelo tradicionalismo. Resultado, quando o verdadeiro Messias chegou, não O reconheceram, mas O crucificaram.
Outra grande luta que a igreja primitiva teve foi contra o gnosticismo (dúvida de quem realmente seria Cristo) dentro da igreja. Eles foram influenciados pela cultura helênica (greco-romana) que por sua vez teve como herança a ideia dualista de Platão – duas realidades que não se cruzam; a real (Deus está lá) e a “aparência” (nós estamos). Ou seja, não acreditavam em Cristo como a encarnação de Deus e que ali estavam juntas as naturezas divina e humana de Cristo. Isso é o que Paulo chamou de “o mistério de Deus” em Colossenses 2. Eles tinham a ideia de que tudo precisava ser explicado, mas a verdade é que isso não pode ser explicado, simplesmente Deus fez assim e assim temos que aceitar.
Até hoje pensamentos secularizados, pensamentos de fontes não Bíblicas tem rondado nossos irmãos. Ideias de que o que eu faço fora da igreja, com meu corpo, o que eu assisto, ouço, etc. não tem nada a ver com minha espiritualidade. Esse pensamento é platônico mas está muito forte no meio evangélico. Aqueles que não estudam as Escrituras (Bíblia) são facilmente influenciados por essas ideias, não é a toa que a pessoa vai na balada num dia e na igreja no outro. Assiste novela ou filmes que não agradam a Deus mas acha que isso não tem nada a ver ou que não vai influenciar sua intimidade com Deus. Comem qualquer tipo de coisa, ouvem qualquer tipo de música, mas pensa que isso não tem problema, pois dizem que isso não é “ponto de salvação”, pois somos salvos pela graça. Exatamente o que o inimigo quer, pessoas que sabem a verdade parcialmente, pois fica fácil misturar com a mentira, então a ideia de Deus para o homem de mudar sua vida completamente “... já não sou eu quem vive, Cristo vive em mim” Gálatas 2:20, ou seja, quando aceito a Jesus como meu Salvador e Senhor eu entrego meus gostos, sonhos e vontades à Ele, passo a amar o que Jesus ama, e odiar o que Jesus odeia, deixo de fazer o que Ele não aprova e passo a fazer o que Ele deseja. E se tem uma coisa importante que a Bíblia diz é que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro.” Mateus 6:24, ou seja, não posso dizer que amo e aceito a Jesus como meu Salvador e Senhor e continuar na mesma vida dupla, mesmo porque a maior salvação de Cristo é nos salvar de nós mesmos.
A preocupação de Deus se demonstra nesse verso: “meu povo padece por falta de conhecimento” (Oseias 4:6). Pior ainda é padecer sem saber que está padecendo, tudo porque não conhece a Bíblia, ou tenta aplicar suas próprias ideias às de Deus e não as de Deus às suas.
Precisamos ser vigilantes, estudiosos da Bíblia, pois ela é quem ilumina nosso caminho (Salmo 119:105) e nos testifica acerca do Salvador Jesus (João 5:39). Também não se esqueça de sempre solicitar ao Espírito Santo para dar ao entendimento do que se lê, assim evitamos interpretações equivocadas da vontade de Deus.
Deus te abençoe, e nunca se esqueça que: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário