terça-feira, 14 de abril de 2015

Bagagens - 2



Imagem da Internet
"O excesso de bagagem não me permitirá continuar pelo caminho estreito"
Em “Bagagens 1” falamos da importância em nos livrar de nossas bagagens (coisas, situações, sonhos e pessoas) que nos impedem de fazer de Deus número 1 em nossa vida. Hoje falaremos das bagagens novamente, mas agora de outro ângulo.
Uma escritora chamada Ellen White (1868) conta que viu um caminho que tinha como destino o Céu. Vou resumir aqui o que ela conta, se quiser ler na íntegra só clicar aqui. Isso está registrado no livro Vida e Ensinos, página 179, editora Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP (vale a pena). Esse caminho começa largo, à direita um muro branco muito alto, à esquerda um abismo. As pessoas estavam com suas charretes, cheias de bagagens e riquezas. Mas conforme avançavam, o caminho ia se estreitando, chegou a um ponto em que já não era mais possível continuar com as charretes, então passaram para os cavalos e claro, bagagens tiveram que ficar para trás. Pegaram o que puderam e seguiram em frente. O caminho continuava a se estreitar, cada vez mais pedras, chegou um ponto em que as bagagens estavam sendo esmagadas contra a parede, tiveram então que se desfazer de mais bagagens, o caminho se estreitou mais e tiveram que deixar os cavalos e carregar pouquíssimas coisas, mais a frente deixaram tudo. Além das bagagens, precisaram tirar os calçados, as meias até que ficaram descalços. O caminho ia ficando estreito e mais acidentado. Cordas foram lançadas do alto da parede como ajuda para se apoiarem e passarem por lugares onde caminhar não era possível. Os pés ficaram doloridos e sangraram, os que não eram acostumados a lidar com as dores não aguentavam e desistiram. Um dizia para o outro que seria possível, que Deus quem sustentava as cordas. O sangue que manchava as paredes brancas davam esperanças aos que por ali atravessavam, alias, se alguém já conseguiu é possível outros conseguirem. Conforme andavam, dependiam mais das cordas que engrossavam no decorrer da caminhada e mais dependiam delas. Chegou a um ponto que somente pela corda era possível prosseguir. Foi quando avistaram um lindo lugar que estava separado deles por um profundo buraco. Não tinha jeito, era preciso pular. Com coragem assim o fizeram e alcançaram o paraíso.
O que não contei é que em cada fase do percurso que era necessário deixar algo para trás alguém também acabava desistindo. Também pessoas desistiam conforme o caminho ficava mais íngreme, esburacado e mais estreito. Muitos ficaram, caíram no abismo, não suportaram o duro trajeto, pois não estavam preparados, não queriam deixar suas bagagens e não se agarraram às cordas sustentadas por Deus.
Meu resumo não conta tudo, mas já é suficiente para entender que as bagagens podem nos tirar o privilégio de viver eternamente com Cristo. Nossas malas talvez estejam “cheias de ‘riquezas’ cuidadosamente guardadas. Talvez não se trate de riquezas materiais, [...] mas há o risco de termos as nossas ‘malas’ cheias de orgulho, vaidade, egoísmo, amor próprio, auto satisfação e formalismo religioso [...] devemos largar essas ‘malas’ [...] e quando o caminho de nossa jornada [rumo ao céu] se tornar difícil demais para avançar, então teremos as nossas mãos livres para segurar as cordas que certamente cairão do Céu em nosso auxílio”. (MOURA, 2014, p. 17 e 18).1
Estas são as palavras de alerta que disse Cristo: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7:13 e 14).
Não sei quais são suas bagagens, mas Deus sabe, e Ele sabe tudo o que você precisa deixar de lado para conseguir não só entrar pela porta estreita, mas se manter no caminho estreito, Ele também sabe o que você precisa adquirir para vencer esse desafio. E você precisa unicamente de Jesus Cristo, pois Ele é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).

Então, o que você escolhe? Não espere mudar e resolver seus problemas para aceitar a Jesus, primeiro se entregue a Ele (Salmo 37:5) e o Mestre é quem te ajudará a deixar suas bagagens, te preparando para o caminho que te levará à eterna felicidade (Apocalipse 21:1-3).
Jesus te faz o convite: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23).
Tome agora, em nome de Jesus a sua decisão, clique aqui, busque a igreja mais pertinho de você e seja feliz ao lado de Jesus.

Que Deus te abençoe, te guarde, e nunca se esqueça:
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.
 
   1-   MOURA, U. Preparado Para a Chuva Serôdia: A caminhada profética do povo de Deus entre o agora e o fim. 8 ed. – Engenheiro Coelho, SP: Ed. Do Autor, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário