sexta-feira, 10 de abril de 2015

Um Trabalho Que Proporciona Descanso

Imagem da Internet
“O Sábado é muito mais que um descanso físico, mas o descanso que só Deus pode proporcionar e só os fiéis podem desfrutar.”
Semana passada falamos sobre o Sábado, sua bênção especial, o descanso de Deus que usufruímos e a necessidade que temos desse dia.
Conversando com uma pessoa sobre o Sábado e suas implicações diante de Deus, ao tocar na questão do trabalho e descanso essa pessoa me indagou: “Mas Jesus fez milagres no Sábado, então Ele trabalhou no Sábado”. A verdade é que essa não é a primeira vez que ouço isso e hoje, como estamos entrando nas horas sabáticas (biblicamente o dia muda ao pôr-do-sol, agora é noite de sexta-feira), nada como novamente refletir sobre isso. O interessante que independentemente de sua religião ou credo você pode ler isso tranquilamente, pois não vamos aqui falar de opinião, mas de Bíblia ok?
Para entender o “trabalho sabático de Cristo” primeiro precisamos entender a instituição do Sábado. Ele não foi instituído apenas para os hebreus, na verdade foi para Adão e Eva e esses representavam a totalidade da humanidade. Basta ver Gênesis 2:1-3 e verá que Adão e Eva foram criados no sexto dia e no Sétimo descansaram, do que? De nada, haviam sido criados algumas horas antes, ou seja, eles descansaram o descanso de Deus, o Sábado nos proporciona um descanso que cama alguma pode o fazer, pois é Deus que nos dá. Ao contrário do que muitos pensam não descansamos no Sábado apenas para ter energias e suportar mais 6 dias da semana de provas, lutas e tentações, mas trabalhamos seis dias nos preparando para o descanso sabático, passamos a semana trabalhando, estudando e fazendo tudo o que temos que fazer justamente para desfrutarmos do descanso que o Sábado proporciona. Evidência disso ao estudarmos a criação e no monte, quando Moisés recebe as tábuas.
Na criação, a forma como Deus fez e inspirou o profeta Moisés a escrever é justamente criando uma expectativa para o que viria no final, o leitor é levado a esperar por algo especial e esse algo especial é a culminação, comemoração da criação: o sétimo dia que Deus “descansou, santificou e abençoou”.
No monte. Passados os anos o povo foi cativo do Egito e a cultura do país foi forte influencia sobre a nação que ficou por volta de 400 anos cativa. Então, após ser liberto, o Deus zeloso percebe a necessidade de relembrar o povo de Seus mandamentos para que sejam protegidos pela Lei e nela temos o 4º Mandamento: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8. Esse “lembra-te” é de cunho pessoal, Ele não disse lembrem-se, mas “te”, ou seja, cada um se lembre, é também para recordarem e nunca mais esquecerem que “até que o céu e a terra passem...” (Mateus 5:18) essa Lei estaria em vigor.  Mas o mandamento do Sábado (sétimo dia) não tem só o verso 8, mas até o verso 11 de êxodo 20. E novamente, assim como na criação (primeiro foram os dias de criação) primeiro o autor fala dos dias de trabalho – “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.” Verso 9 – então chega o ápice de todo momento: “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus;” verso 10 – assim como na criação Deus descansa, abençoa e santifica o “sétimo dia”. A mesma construção, a mesma linha e a mesma adoração e reconhecimento de Deus como Criador e também o mesmo descanso proporcionado por Deus. O detalhe é que o verso continua: “não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Versos 10 e 11.
Jesus aparece muitos anos depois dizendo que não veio mudar a Lei, mas é acusado de trabalhar aos Sábados por curar (Lucas 13:10-17), e de ser permissivo quando os discípulos colhem milho no Sábado (Lucas 6 1-5). Primeiro convido você a orar e ler ambos os casos.
Primeiro os discípulos. Eles colhiam e comiam as espigas e não colhiam e vendiam. É o mesmo que eu passar por uma macieira no Sábado e colher uma maçã para comer, não tem nada de trabalho nisso, mas desfrutando da criação de Deus no dia de Sábado. Vveja a resposta de Jesus aos indagadores fariseus que são chamados pela Bíblia de seita (Atos 15:5) e tudo fica bem claro, que o problema não estava em colher para comer no Sábado, mas no coração das pessoas que diversas vezes os evangelhos deixam claro que estavam buscando um meio de encontrar algum erro em Jesus.
Agora as curas de Cristo. Após Jesus curar a mulher possessa, advinha quem entra em cena: o chefe da sinagoga, que fazia parte dos amantes da Lei acima do Deus da Lei. Ele diz que assim como devemos trabalhar seis dias as pessoas deveriam ser curadas apenas nesses seis dias, mas no Sábado não. Ele definitivamente não vivia a essência do Sábado e Jesus entra em cena e o desmantela chamando de hipócrita. Ao os lembrar que assim como eles cuidavam de suas criações aos Sábados (e não pela vida delas, mas por causa do comercio) Ele havia curado aquela mulher que era presa pelo inimigo 18 anos (ao contrário deles, Jesus fez pela vida e bem estar dela e não por comércio).
Jesus era carpinteiro, mas aos Sábados não fazia carpintaria, aos Sábados ele curava como vimos, Ele ia à igreja (Lucas 13:10; 4:16 e 31). Ele tirava o Sábado para adorar de maneira especial, para se reunir com Sua família e irmãos, para arrazoar das Escrituras e para fazer bem ao próximo. Esse é o Descanso de Deus. Podemos fazer isso qualquer dia da semana, mas no Sábado devemos fazer isso, pois é o mandamento que pertence a Lei do amor, que reconhecemos Deus como Criador e temos o privilégio de descansar o descanso do Senhor.
Desejo que você prove da maravilha que é guardar o dia de Sábado e prove do descanso do Senhor. Procure uma Igreja Adventista mais perto de você e tenha o privilégio que muitos ainda não possuem por falta de conhecimento.

Que Deus te abençoe e te guarde, e lembre-se:

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que daí da boca de Deus." (Mateus 4:4). Bom descanso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário