sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Certo Pelo Duvidoso

Imagem da Internet
“O diabo conhece a Bíblia, mas não sentiu.” “Se o teólogo é mais influente que o profeta, a tendência é que, quando ele cair, eu caia junto”.
Você já conheceu alguém que fala, pensa e age assim?
Uma vez abri a Bíblia com um amigo que amo muito, e juntos discorremos as Escrituras a respeito de um tema específico. Antes estávamos conversando sobre esse assunto, e já que discordávamos oramos e fomos para a Bíblia para ver o que Deus tinha a dizer. Após várias passagens o tema estava bem claro (tanto para mim quanto para ele), a Bíblia havia deixado bem clara a resposta de Deus. Entretanto, duas respostas me preocuparam: “Se eu sentir no coração eu mudo” e “Se meu pastor concordar eu concordo”.
Esse pensamento é muito comum no meio religioso, seja evangélico, pentecostal, católico e outros. Pessoas dão mais importância para o que sente e para o que o pastor, padre ou líder religioso fala do que para o que a Bíblia fala. Essa é uma cultura herdada, não por Cristo ou pelos Apóstolos, mas pela entrada de outras culturas e ideologias filosóficas no meio cristão, sendo essas idealizadas pelo diabo e não por Deus.
Enquanto ainda anjo no céu, Lúcifer (depois satanás) era “querubim da guarda ungido... no brilho das pedras andavas”, ele “perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado..”, bonito, formoso, resplandecente “até que se achou iniquidade em ti”, então, “elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:14-17). Ele vivia diante da presença do Senhor, sempre conheceu os desígnios de Deus, mas um dia no seu coração ele começou a sentir algo diferente do que Deus sempre ensinou. Anjos não são robôs e também possuem livre arbítrio, Lúcifer, o líder deles, também. Agora entendemos qual foi o seu primeiro grande erro: se deixar levar justamente pelo que o coração disse e não o “assim diz o Senhor”. Foi levado pelos seus sentimentos e não pela Palavra de Deus. Hoje, caído, derrotado, perdido, ele quer levar as pessoas a fazerem a mesma coisa.
Ao invés de correr para o Mestre e pedir socorro, ele resolve levar seu sentimento para os outros anjos e o resultado foi que “A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu” (Apocalipse 12:14). A Bíblia descrição bíblica do número de anjos transmite a ideia que são incontáveis, ela diz que o “número era de milhões de milhões e milhares de milhares” (Apocalipse 5:11), sendo assim, o estrago foi enorme pois todos foram expulsos do Céu.
Esse inimigo não se conforma com sua derrota e seu maior desejo é atacar a Deus, como sabe que não pode com Ele, então vem atacar a gente, pois sabe que somos preciosos para Deus, somos a “menina dos olhos” (Dt. 32:10) de Deus.
Então, a mesma coisa que ele fez com os anjos, faz com as pessoas, dissipa a ideia de que devemos deixar Deus falar com agente pelos sentimentos, fazendo do que sentimos mais influente e importante que a Bíblia. Também leva as pessoas a buscar mais respostas em pessoas, teólogos ou lideres religiosos que na própria Palavra de Deus. Sabe por que isso? O diabo sabe que quem seguir esse sistema estará vulnerável, aliás, Jesus mesmo disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4. Satanás sabe que se afastar as pessoas da Bíblia, ou apenas conseguir fazer as pessoas trocarem a autoridade da Bíblia por a de alguém ou pelo sentimento, essas pessoas serão facilmente levadas ao covil. Deus disse nos alertando “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” logo em seguida Deus diz “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos...” (Jeremias 17:09 e 10). Ou seja, não podemos confiar em nossos sentimentos, mas em Deus, que conhece todas as coisas e ele nos fala através dos profetas, das Escrituras, da Bíblia. Em relação à influência de outras pessoas, pedir conselhos é ótimo, mas que esses sejam sempre aprovados pelas Escrituras, mesmo porque Deus disse que “Maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17:05). Sobre confiar Ele diz “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade”, ou seja, confiar no Senhor e alimentar da verdade, Jesus disse que a verdade é a Palavra de Deus (João 17:17).
Jesus mesmo usava a Bíblia para se defender da tentação dizendo “está escrito” (Mateus 4:1-10), para defender a verdade “...entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro...” (Lucas 4:16-21), para ensinar “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Lucas 24:27 – seria interessante ler do 13 ao 32). E nos deixa um alerta dizendo “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39). Muitos pensam que Ele está mandando ler a Bíblia, mas está afirmando que as pessoas liam, entretanto, como vemos nos versos seguintes não criam no que estava escrito dando ouvidos aos sentimentos e aos líderes tradição mais que as Escrituras Sagradas. O perigo hoje é o mesmo! Em Mateus 24 Jesus alerta o povo para fugir na perseguição, os que fizeram isso se salvaram, os que não fizeram padeceram nas mãos Romanas. Mais um exemplo do erro em ir pelo sentimento.

Jesus hoje nos apela para não cairmos nas ciladas do inimigo, mas que possamos nos firmar na Bíblia, que é a Palavra de Deus, e só ela nos ilumina o caminho (Salmo 119:105) e nos leva a Jesus que é o “caminho, verdade e vida” (João 14:16) que nos dá a salvação. 

Que Deus te abençoe e te guarde, e nunca se esqueça:
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário